quarta-feira, 31 de outubro de 2012

[OPINIÃO] - Crónicas de Paixões e Caprichos, de Julia Quinn



Crónicas de Paixões e Caprichos” de Julia Quinn é um dos livros que mais me surpreendeu até ao momento. A sua capa não me chamou nada à atenção (e supostamente as capas dos livros devem ser um cartão de visita pronto a vender. Pelo menos é a minha forma de pensar). A capa mostra apenas uma rapariga loira com flores pelo cabelo, o que não tem nada a ver com a história. Comprei este livro porque ganhei o segundo volume da série “Bridgerton” – Peripécias do Coração – e como queria ter um seguimento acabei por arriscar. Mas a verdade é que acabei “apaixonada” por este livro.
Apesar de ser um romance de época (o que me deixava um pouco com o “pé atrás”) este livro, como o classifica Nora Roberts, é uma “delícia”.

A história conta a vida de duas personagens completamente diferentes: Dafne uma menina/mulher em idade casadoira, a quarta dos oito irmão Bridgerton, que para a sua posição de mulher é um pouco “diferente” do comum das mulheres da altura. Dafne é uma mulher inteligente e culta. No início do livro, Dafne vê-se nas “garras” da sua mãe, que lhe quer arranjar um marido antes que a sua idade de casar passe. Por outro lado, Dafne não quer casar com um homem qualquer, quer alguém que a ame e que ela possa amar.
A outra personagem central é Simon Basset, o duque de Hastings, que esconde consigo uma imensa tristeza e raiva do seu falecido pai. Esta raiva acompanha Simon desde criança pois o pai via Simon como um imbecil pelo simples facto deste não ser a criança perfeita como o desejava. Assim. Simon, depois de muitos esforços para conquistar a confiança de seu pai e de não o conseguir, decide que então será completamente o oposto daquilo que o pai queria que ele fosse. Simon promete a si mesmo que nunca casará, nem nunca terá filhos de forma a que o poderoso título de duque de Hastings termine quando este morrer.
Entretanto, no decorrer da história as duas personagens conhecem-se e acabam por decidir “encenar” um suposto namoro entre os dois, para que Simon não seja “perseguido” pelas mulheres solteiras que procuram um casamento e um bom marido, e para que Dafne consiga arranjar bons pretendentes.
No entanto, “o feitiço vira-se contra o feiticeiro”, e os dois acabam por se apaixonar não conseguindo resistir aos encantos um do outro. Desta forma, Simon terá que escolher entre o casamento ou a sua morte.

O livro é fantástico, e o desenvolvimento do livro da história é espectacular.
A escrita de Julia Quinn é das melhores que já li. A autora cativa o leitor de uma forma surpreendente. É de salientar que após esta leitura, Peripécias do Coração será uma das minhas próximas leituras.

2 comentários:

  1. Olá querida Teresa,
    Tem aqui um blogue bem bonito e moderno, que demonstra a paixão aos livros que partilhamos.

    Fiquei deliciada com o seu interesse no meu "Funeral". Se quiser adquiri-lo através de mim (com dedicatória e autógrafo), contacte-me no meu e-mail.

    ccorreialoureiro@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que gostaste. Eu ainda gostei mais do Peripécias do Coração. A Julia Quinn já está na lista das minhas autoras favoritas.

    ResponderEliminar