segunda-feira, 29 de outubro de 2012

[OPINIÃO] - Nunca é tarde demais, de Fern Michaels




“Nunca é tarde demais”, de Fern Michaels é um dos livros que eu mais gostei de ler. Á primeira vista, poderia até não ter qualquer interesse, pois contava a história de 4 mulheres com 65 anos e as suas peripécias na “velhice”. No entanto, este livro demonstra que nunca é tarde para se mudar de vida e ser-se feliz.

A história desencadeia-se á volta de quatro amigas: Toots, uma mulher rica e poderosa, que gosta de ajudar todos sem pedir nada em troca, durante a sua vida, teve 8 maridos, Sophie, uma mulher sarcástica e sempre com uma piada na ponta da sua língua afiada, poderia ser uma pessoa amargurada devido ao seu casamento, no qual foi vítima de violência doméstica durantes anos a fio, mas colocou tudo para trás das costas após o falecimento do seu marido, Ida, uma mulher também ela rica, que morou durante anos em Nova Iorque, levando uma vida de coquete, vivendo com o seu marido, e por fim Mavis, uma mulher simples, professora reformada que agora vive á mercê das ajudas de Toots após o falecimento do marido, mas que que as escondidas das amigas acaba por criar uma linha de roupa, de forma a não depender das ajudas de Toots.

A história inicia-se no estado da Califórnia, onde as amigas se encontram reunidas. Estas amigas tem um aspecto bastante interessante, é que apesar dos seus 65 anos de idade, todas elas decidiram fazer listas daquilo que gostaria de fazer antes de morrerem. Assim, uma das coisas que se encontra na lista das amigas é participarem numa sessão espirita. Dessa forma, e seguindo informações que Sophie procurou, é feita uma sessão espirita que acaba por pôr em contacto as amigas com os maridos falecidos, e em que o marido de Ida avisa de que foi assassinado, e não morreu de morte por intoxicação alimentar como tinha sido informada a causa da morte. Após esta informação, as quatro amigas partem à procura do assassino do marido de Ida, sendo o livro desenvolvido a partir desta história. No entanto, este livro mostra também uma parte muito importante – a superação e o crescimento das amigas. Sophie acaba por encontrar o amor verdadeiro ao lado do detective que procura o assassino da história, Toots passa a ser sócia de uma pastelaria, que supostamente estava assombrada, tornando-a, em conjunto com a sua sócia, um grande sucesso. Ida descobre que o marido falecido tinha uma filha de um caso que tinha tido no passado, e que por sua vez essa filha foi a sua assassina, que tinha como plano culpar Ida da morte do marido e ficar com a sua fortuna. E por fim, Mavis, que para mim é o maior exemplo de superação, pois esta consegue nada mais, nada menos do que criar sozinha uma linha de roupa para mortos, e vivos também, tendo esta linha um grande sucesso.

No meio de tudo isto, o livro fez-me rir muito mesmo. É um livro leve, de fácil leitura, e que principalmente prende o leitor com as peripécias das quatro amigas. Aconselho este maravilhoso livro a todos os leitores e adorei também a forma como Fern Michaels escreve. Por isso fica desde já aqui a promessa que em breve irei adquirir um outro livro da autora que já anda debaixo do meu olho à algum tempo – Uma Mulher de Sonho.

3 comentários:

  1. Já li o "Uma Mulher de Sonho" e até gostei, mas também não me deixou assim com muita vontade de ler mais dela. No entanto, se tiver oportunidade de um ler não a vou deixar escapar.

    ResponderEliminar
  2. Teresa, você sabe onde posso comprar o livro? Ao que parece ainda não foi editado no Brasil.

    Grata,

    ResponderEliminar
  3. SBastos mas pretende comprar em Portugal ou no Brasil. Em Portugal comprei através da própria editora. No Brasil não lhe sei dar essa informação..

    ResponderEliminar