quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

[OPINIÃO] - O Funeral da Nossa Mãe, de Célia Correia Loureiro



“O Funeral da Nossa Mãe” é um livro que nos toca no coração.
Célia Correia Loureiro, um jovem e fantástica escritora portuguesa, traz-nos a história de três irmãs: Luísa, Cecília e Inês. Estas há muito se encontram distantes umas das outras, com rumos diferentes de vida.  
O livro centra-se no dias após o suicídio de Carolina, a mãe das três irmãs. Esta decide pôr termo à sua vida, deixando um ultimo pedido às suas filhas: de que estás se reunissem na festa em honra da padroeira da vila – Vila Flor, pleno Alentejo. Esta vila é a terra natal de Carolina e também é o local onde as suas filhas viveram parte das suas infâncias e juventudes. Mas quando estas chegaram á idade adulta, as suas vidas seguiram rumos opostos. Luísa, imigrou para Paris, decepcionada com a frieza que a sua mãe aparenta, Cecília torna-se uma pianista conceituada e vive num alheamento artístico e Inês, a mais nova das irmãs, dedica-se à política de forma a fugir á negligência da própria família.
 Durante o fim-de-semana de festa em honra da padroeira, decorrerá as cerimónias fúnebres de Carolina, e será durante esses dias, que as irmãs, com a ajuda da tia Elisa, irmã de Carolina, regressarão ao passado de forma a desvendar todos os segredos de Carolina e da família e todas as questões que permanecia na mente nas suas mentes. Serão ainda discutidos os erros e as fraquezas de Carolina e descobertos os seus “podres” e finalmente, um acto vil cometido por Carolina.

No que diz respeito á minha opinião, este é o primeiro livro que leio da Célia, e de facto a escritora surpreendeu-me pela positiva. Célia tem atenção ao mais ínfimo pormenor, explicando de forma detalhada o carácter e a personalidade de cada uma das personagens, que admito, ao início não achei piada alguma, pois achava que ela pôr “palha” no livro. Mas no decorrer da minha leitura, percebi que cada pormenor escrito anteriormente faz todo o sentido e é extremamente necessário para conseguirmos perceber as atitudes das personagens.
A história é fantástica, pois apesar de esta se centrar na vida, ou melhor, na morte de Carolina, acaba por contar também a história de vida de cada uma das irmãs, dos seus amores, do pai das mesmas, já falecido, e de uma paixão deste. Por fim, o livro envolve uma última personagem, bastante importante para esta história e que para mim é a “cereja no topo do bolo”.

Os meus sinceros parabéns à Célia, por este livro e conto em breve falar aqui também do outro livro – “Demência”.

4 comentários:

  1. Só leio boas criticas desta escritora, estou a ficar com muita curiosidade para experimentar uma leitura :)

    ResponderEliminar
  2. Exprimenta que vale a pena. Tem uma óptima escrita e a história é fantástica.

    Como se costuma dizer: "O que é nacional é bom!"

    ResponderEliminar
  3. Tenho-o na estante para ler. Era para ter começado a 26 Dezembro, mas enfim :(

    ResponderEliminar
  4. Olá Teresa,

    Acho que só agora descobri esta crítica ao meu 'mais novo'. Obrigada pelo tempo que lhe dispensou. Espero ir-me mantendo ao nível dos leitores mais exigentes, pois é precisamente desses que depende o meu desenvolvimento!

    Acompanhe-'nos'.
    Beijo,
    CCL.
    https://www.facebook.com/pages/C%C3%A9lia-Correia-Loureiro/219243348139668?fref=ts

    ResponderEliminar